• Marcelo Dieguez

3 lições que eu aprendi em 2 meses fazendo conteúdo todos os dias.


Gerar conteúdo, ao contrário do que muitos acham, é bastante difícil. Principalmente todos os dias.

Parece que é simples, afinal, "é só escrever". Eu também pensava assim, até começar a "só escrever". Mas a verdade é que demanda tempo. Não se senta na cadeira, estala o dedo e começa a escrever perfeitamente, fazendo sentido e tudo se encaixando. Tem hora que você não está inspirado, tem dia que você não acerta o vídeo ou a fala do podcast. E o tempo não te espera.


Foram muitos aprendizados e eu gostaria de compartilhar 3 lições em especial que aprendi neste pequeno caminho.


1) Dê atenção a essa vozinha na sua cabecinha que fala com você todo dia

Essa voz é o que algumas pessoas chamam de intuição. É aquela voz interna que fica na sua cabeça te falando o que você deveria fazer, te apontando caminhos e você, por muito tempo, ignora. E provavelmente você só dará atenção à ela tarde demais, para se lamentar de não tê-la escutado antes.


A nossa intuição, alguns acreditam, é o que há de mais puro em nós, são os nossos desejos e o que realmente nos dão prazer na vida,

Veja bem, escutar a sua intuição não quer dizer jogar tudo para o alto e viver em função dela. Inclusive falei sobre isso na construção do Eu Ideal. Sua intuição pode ser um hobby, uma coisa que tome pouco tempo do seu dia, mas que quando feita, ela irá trazer muita felicidade, sentido pra vida e até realizações.


2) Não desista e não olhe números, principalmente no começo.

Como eu disse, se você se comparar no início, você estará fadado a desistir. Isso porque você irá criar expectativas que não serão atendidas. Como eu sei? Porque isso já aconteceu comigo. E por isso, neste projeto eu comecei a fazer, somente fazer. Não olhava métricas, não olhava números. Só depois do primeiro mês, 30 dias depois, eu fui olhar alguns números.


Quando nós fazemos isso, nós focamos no mais importante: a criação de um bom conteúdo. Se você criar conteúdo e ficar avaliando números, você vai se achar um bosta, pois escreveu, gerou conteúdo e ninguém deu atenção. Mas não é que ninguém deu atenção, a verdade é que ninguém te conhece. A internet é um mar gigantesco de conteúdos, bons e ruins.

Por isso, não desista, mantenha-se focado no seu objetivo que é criar conteúdo ou fazer o que for com qualidade que, durante o caminho, com persistência e constância, os números irão começar a aparecer no seu tempo.


3) Você vai aprender MUITO

Durante a trajetória, você vai aprender MUITO mesmo.. não só profissionalmente, mas pessoalmente também.

No meu caso, eu tenho que ler bastante para trazer conteúdo novo, fresco e de qualidade para vocês. Então, neste processo, eu aprendo muita coisa que posso aplicar na minha vida, muita coisa que eu leio é absorvida por mim e posso compartilhar com as pessoas à minha volta. Eu evoluo e consigo evoluir tanto as pessoas próximas, como as pessoas que acessam este conteúdo.


Profissionalmente também há um salto muito legal de evolução. Eu nunca tinha criado um site, nunca tinha criado um post na minha vida. Também nunca tinha feito vídeos de conteúdo, nunca fiz um podcast, e hoje eu faço isso tudo com muita naturalidade. A necessidade de acompanhar as pequenas demandas das pessoas que dão feedback te obrigam a aprender e melhorar no caminho. E posso te contar uma coisa: você não tem noção do que é capaz quando você faz uma coisa que os outros gostam e quer entregar uma qualidade melhor ainda.


Bom, é isso pessoal.

Espero que estes aprendizados façam sentido para vocês, pois andar por este caminho está sendo muito recompensador e muito estimulante. Produzir diariamente é um desafio constante. Eu erro, aprendo. Erro de novo, reforço o meu aprendizado. Porque não é simples, não é fácil, exige muita organização e planejamento, o que é um problema pra quem em 32 anos nunca usou uma agenda.

Mas quando se faz o que gosta, a gente vai se virando e aprendendo.

0 visualização
Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.