• Marcelo Dieguez

5 passos para realizar MUDANÇAS POSITIVAS em comportamento negativos.




Hoje vamos falar de uma coisa muito importante, que é o caminho para realizar mudanças realmente positivas no comportamento.


Todos nós sabemos que existem comportamentos negativos e que, às vezes, somos afetados por eles. Estou falando de comportamentos que se originam da raiva, do ódio, da ganância e de outros tipos de sentimentos negativos que afetam o nosso comportamento. E estes comportamentos podem ser muito prejudiciais tanto para a nossa vida pessoal como profissional.


Tenho certeza que você já se deparou com alguma pessoa em seu momento de explosão e de raiva. A pessoa fica com uma energia super negativa e pesada, muda as feições do rosto e dá vontade de manter distância. E se não queremos nem chegar perto desta pessoa, imagina se essa pessoa for.. você!


É bastante normal isso acontecer, ainda mais em uma sociedade que está em constante pressão para entregar resultados, bater metas e que vive em uma diária competição, tanto com os outros quanto consigo mesmo.


Mas não precisa ser assim. É possível trabalhar a consciência destes comportamentos negativos e conseguir fazer mudanças positivas em nossas vidas. Para isso, basta seguir 5 passos que vou apresentar agora à você.

Já digo de antemão que não é simples e rápido, mas são extremamente importantes e possíveis. Como tudo na vida, é um processo que tem que ser adotado diariamente para que você se adapte e realize a mudança necessária para mudar o seu comportamento.


1) Aprendizado e educação

O primeiro passo é o Aprendizado. É muito importante sabermos e aprendermos que comportamentos negativos são prejudiciais tanto para nossa vida, nossa saúde, como para um relacionamento com as pessoas e viver em sociedade. Quando entendemos isso, quando visualizamos que este comportamento afasta as pessoas de nós e nos sentimos infelizes, nós damos um importante passo para a mudança, que é o entendimento que precisamos mudar de comportamento para o nosso próprio bem.


Existem pessoas que acreditam que um temperamento explosivo e comportamentos que não são legais fazem parte da sua essência. Mas isso não é verdade. Ninguém é ou nasce com comportamentos destrutivos a si mesmo. Isto é fruto de circunstâncias e modelos perpetuados para o indivíduo.


2) Convicção

Falar em convicção parece besteira, mas não é. Quantas vezes você já percebeu que precisa mudar algo em sua vida e, no dia seguinte, na semana seguinte, voltou para o velho hábito ou comportamento? Se isso já aconteceu com você, fique calmo, pois isso também acontece com muita gente.


O importante aqui é entender verdadeiramente o aprendizado e gerar uma convicção, o compromisso em realizar realmente aquela mudança que você está proposto a fazer.


Um bom exemplo pode ser o uso do cigarro. Todos nós sabemos que ele faz mal, mas a convicção pode surgir quando você se depara com imagens fortes, casos fulminantes de seu uso.


3) Determinação

A determinação vem logo após a convicção de que realmente é necessário uma mudança, pois você tem muito a perder se permanecer como está. A convicção é a afirmação, e a determinação é o que canaliza suas energias para o próximo passo: a Ação.


4) Ação

Ação nada mais é do que arregaçar as mangas e correr atrás da mudança que você se comprometeu e está determinado a fazer em sua vida.

É a Tolerância que você passará a ter com seus colegas de trabalho. É a Paciência com algumas atitudes de pessoas que te desagradam ou fazem com que você sinta raiva por um momento. É a Humildade de poder rechaçar alguém, mas escolher não o fazer. Isso tudo são ações que o colocam num patamar superior e trazem paz para sua consciência.


A ação é uma parte muito delicada, principalmente no início do processo de mudança. Mas é importante voltarmos ao nosso aprendizado para entendermos o porque de estarmos tomando essas ações positivas.


5) Esforço

Um ponto que você pode estar levantando é: "Vou ser apático? Não vou me defender?"

Na verdade, isso não tem a ver com apatia ou defesa. São comportamentos negativos de outras pessoas e que você não quer replicar em sua vida. Para muitas pessoas isso pode parecer uma vergonha, uma derrota. Mas o verdadeiro beneficiário será você, que permanecerá calmo, sereno e com a consciência tranquila. Enquanto geralmente, os autores desse comportamento destrutivo estão desequilibrados e nocivos.


Esta é a importância do Esforço. É preciso que, diariamente, você se esforce para não ceder aos comportamentos negativos de outras pessoas. Lembre-se que esta mudança, como você aprendeu e está convicto, irá trazer benefícios reais a você. A calma, a paciência, a tolerância.

Então se esforce, não perca a calma e mantenha sua disciplina e determinação para dissipar comportamentos negativos e transformá-los em positivos, beneficiando, acima de tudo, você!


Não se esqueça que comportamentos negativos são artimanhas e mecanismos de defesa de pessoas que não estão em paz, com a consciência tranquila e desequilibrados.


#deagoraemdiante foque em sua disciplina interior para adquirir comportamentos positivos em sua vida.

0 visualização
Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.