Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.

  • Marcelo Dieguez

Em 2020, te desejo 4 coisas que provavelmente ninguém nunca te desejou!


Na noite da virada de ano, é normal todos se desejarem tudo que há de melhor para o ano que está por vir: felicidades, alegria, dinheiro, trabalho, sucesso.. mas eu queria aqui te desejar algumas coisas que você talvez jamais tenha ouvido neste ritual anual de ano novo.


Mais Empatia

Em 2020, desejo que você possa ter mais empatia com as pessoas. Estamos em uma era cada vez mais individualista e competitiva, onde estamos cada vez mais voltados para nosso umbigo.


Você pode pensar que a empatia não vale a pena, que você estará pensando nos outros e ninguém estará pensando em você. Em alguns casos, confesso, isso pode realmente acontecer. Mas a empatia também tem muitos benefícios para quem a exerce:


- Ao se colocar no lugar do outro, você entende sua situação. E quando você entende, você compreende e ganha um conhecimento sobre aquilo. Mesmo que não tenha vivenciado na pele, você será capaz de sentir as dores ou os prazeres de estar sob aquela posição.

- Somos capazes de nos comunicar melhor com o outro, pois conhecendo a realidade da outra pessoa, iremos nos comunicar de maneira semelhante, gerando assim mais compreensão.

- Melhora excepcional em nossas relações, pois quando compreendemos o outro, não iremos fazer nada que o prejudique, porque o enxergamos como nosso semelhante.


Eu sei que em muitas vezes somos impelidos em não agir com empatia porque muitas pessoas não teriam a mesma atitude com a gente. Mas não deixe isso acontecer. Pode não parecer, mas a empatia tem muito mais benefício para quem faz (longo prazo e paz) do que quem recebe (curto prazo).


Mais Paciência

Estamos cada vez mais apressados, tanto para fazer as coisas quanto para alcançar nossas conquistas.

Estamos sem paciência porque vivemos nos comparando com as outras pessoas, ao invés de respeitarmos o nosso próprio tempo.

E esta comparação está diretamente ligada ao desvirtuamento do nosso Eu.


Veja bem, não estou dizendo que devemos nos acomodar e esperar as coisas acontecerem. Estou dizendo aqui que nem tudo depende 100% de nós. Existem muitos fatores externos que nós somos incapazes de controlar que também exercem força nas nossas conquistas e realizações.


Olhe este exemplo: Se alguém, nos anos 90, quisesse fazer um programa ao vivo na internet, era simplesmente impossível. E essa impossibilidade não era pela vontade, mas sim pela estrutura. Nos anos 90, a internet era discada e infinitamente mais lenta do que a que temos hoje. E hoje, qualquer pessoa com um celular e Instagram faz uma coisa ao vivo.


Tenha paciência e calma consigo mesmo, de verdade. Essa nossa pressa é a maior responsável pela frustração e também doenças como a depressão.

Lembre-se que a raiz da nossa pressa está diretamente e 99% relacionada a nossa comparação com o outro.

A comparação que você deve fazer e que é saudável, é sempre com você mesmo! Não busque ser melhor que seu colega, busque ser melhor que o seu EU de ontem.

Mais Liberdade

Quando digo liberdade, quero dizer para você viver mais com você mesmo.

Muitas vezes deixamos de lado a nossa liberdade de escolha e nossas vontades pelos outros. E isso se dá pelo Apego.


O Apego é um grande responsável pelas nossas tristezas e frustrações. E lendo sobre este sentimento, eu vi que nós, muitas das vezes, confundimos Apego com o Bem Estar.

Bem Estar é quando desejamos algo bom, positivo para as pessoas. O Apego é quando desejamos coisas boas, mas só se estivermos presentes.

Quantas vezes você já olhou uma foto em que não estava e, no fundo, ficou feliz, porém um pouco chateado, frustrado, triste por não estar nela?

É estranho, né? Mas fique tranquilo, pois isso acontece com mais pessoas do que você imagina.


A vida anda, a sua e a dos outros, e é inevitável que em muitos casos irão andar por caminhos diferentes. Então é muito importante desenvolvermos a nossa liberdade para que possamos nos livrar do Apego, da felicidade infeliz, e evoluir cada vez mais o nosso desejo de Bem Estar dos outros, com ou sem a gente.


Mais Coragem

Este, sem dúvida, é o meu maior desejo para você e o mais importante.

É a coragem que vai fazer você tomar atitudes para se tornar mais livre, ter mais paciência e também ter empatia com os outros, pois não são coisas simples de serem feitas.


Como eu já expliquei melhor neste post, a coragem é assumir a vulnerabilidade e sua insegurança e pisar no palco da sua própria vida. É ser quem você realmente deseja ser e fazer o que você realmente quer, sem medo e receio de julgamentos ou errar.

Bom, à todos que vem acompanhando o site, podcasts e Instagram, desejo um excelente 2020. Que seja repleto de realizações que aproximem você do seu EU IDEAL. Que estes 4 desejos possam lhe guiar e ajudar neste caminho.