Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.

  • Marcelo Dieguez

Mini Objetivos: A técnica que me deixou muito mais motivado e produtivo!



Esse final de semana eu fui para o Rio de Janeiro e, pela primeira vez, levei coqueteleira com whey protein pra viagem. Afinal, #tododia é dia.

Então voltando pra São Paulo me peguei pensando em como que eu me transformei de uma pessoa que não gostava de academia e acordar cedo, para alguém que está indo 6 dias por semana por quase dois meses e acordando às 6:00 da manhã. Eu já havia conversado com algumas pessoas pelo Instagram sobre isso, mas refletindo na volta da viagem só ficou mais claro que para mudar e construir bons hábitos, só precisamos focar em uma coisa: Objetivo.


Isso mesmo. Você não precisa de mais tempo, o mais importante pra construção e transformação de hábitos é o Objetivo. E quando eu falo em Objetivo, é Objetivo mesmo, e não desejo, vontade, essas coisas.


Pra explicar melhor, eu queria que vocês olhassem essas duas fórmulas:

Hábito Positivo = Tempo + Objetivo Hábito Negativo = Tempo - Objetivo

Fez sentido para você? Fica tranquilo que vou explicar detalhadamente porque essa fórmula é tão importante e poderosa.

Eu já expliquei alguns segredos e estratégias para mudar hábitos negativos por positivos, mas hoje eu queria focar neste ponto, no Objetivo.


Por que o Objetivo é tão importante?

O que você faz se tem tempo e não tem nada pra fazer? Provavelmente você cairá no seu hábito negativo: senta e liga a tv, pega o celular, etc. Isso acontece por um motivo:

Quando temos tempo, mas não temos objetivo, nós queremos passar o tempo, buscamos coisas para matar o tempo. Afinal, não temos nada pra fazer.

Quantas vezes você já viu o celular 10 segundos depois de ter acabado de vê-lo? É porque você não tem nada pra fazer. Bom, você assumiu que não tem o que fazer. Então você busca passatempo, coisas para matar o tempo até o seu próximo compromisso.


Agora queria que você relembrasse algum momento em sua vida que você tinha um objetivo bem definido. O que você fazia? Provavelmente você deixava o celular até em outro cômodo para não te interromper e tirar o seu foco. Isso porque você tinha um Objetivo.


Uma outra grande importância do Objetivo, é que faz com que você se Planeje.

O planejamento é muito importante porque com ele você preenche o seu tempo com atividades condizentes ao seu Objetivo.

Preencher seu tempo é essencial, pois o seu hábito negativo é sempre ativado quando você tem aquele tempinho livre, sem nada pra fazer. Aí que entram os Mini Objetivos.


A técnica dos Mini Objetivos

Uma coisa que vem me ajudando muito durante todo este tempo que tenho ido na academia e focado em produzir conteúdo, são os Mini Objetivos. E por que eles são tão importantes?


Primeiro, porque se você colocar um Objetivo muito grande no início deste processo, você pode se frustrar. Então ao invés de falar: "Meu objetivo vai ser ficar sarado pro carnaval.", faça Mini Objetivos como: "Vou na academia 4 vezes na semana e correr aos sábados de 15 em 15 dias."

Na sua mente o Mini Objetivo é muito mais viável, crível e real. Muita gente se sabota porque colocam Objetivos que nem elas acreditam. Querem sair do sedentarismo de 10 meses para ficarem saradas em 2 meses. Quando começam e vêem que não vai dar certo, largam o Objetivo e voltam ao Hábito Negativo, pois agora tem aquele tempo livre.


Segundo, como são viáveis e palpáveis, conforme você vai realizando-os, você vai se motivando e vendo a sua própria evolução.


O Mini Objetivo na Prática

Quando colocamos metas e objetivos em nossas vidas, eles geralmente são bastante ambiciosos. Isso porque sempre nos dizem: "É melhor atingir metade de um objetivo difícil do que conseguir realizar um objetivo fácil."

Eu entendo a lógica e ela até pode funcionar se você já é o Rei dos Objetivos e tem esse pensamento muito bem entendido e trabalhado. Agora quando você está começando a criar novos hábitos, ou querendo transformá-lo, a parte mental é muito mais importante que o resultado. Porque são as pequenas conquistas que vão começar a dar ânimo e motivação para a pessoa acreditar e continuar. E hábito nada mais é do que isto: continuar.


Não sei vocês, mas antigamente quando eu animava pra uma coisa, eu ia de cabeça! Se eu vou começar a pedalar, na primeira semana eu metia o pé no pedal, fazia 100km em uma semana e depois parava. Sabe por que? Porque como eu fiz 100km em uma semana, eu não aceitava fazer menos que isso. Só que eu não conseguia manter, pois aquilo ainda não era um hábito na minha vida e eu não tinha o preparo necessário.

Se eu tivesse, por exemplo, quebrado o objetivo de 100km em Mini Objetivos para criar o hábito, o gosto e me preparar, poderia ter ido até mais longe.


Peguem o objetivo que vocês almejam, quebre em Mini Objetivos e continuem. Assim vocês irão se manter motivados, não deixarão tempo livre de bobeira na sua rotina e no fim irão atingir o Objetivo maior.


De agora em diante, tendo conhecimento dos Mini Objetivos, espero que você consiga colocar em prática esta técnica que tem me ajudado, tanto pra me tornar mais produtivo neste projeto como na vida pessoal. Ela tem sido a principal responsável pela mudança que estou passando.