• Marcelo Dieguez

Não se compare! Principalmente no início..



A comparação é, para mim, o principal motivo que desencoraja pessoas a iniciar um projeto, uma atividade, ou começar qualquer coisa que tenham vontade. Mas por que?


1) Comparamos o nosso início com o "fim" dos outros


Nós temos a falsa ideia que a pessoa a qual nos comparamos chegou ali rapidamente. Se você esta negando esse fato, pode parar!

Começamos a executar uma ideia que tivemos e, no primeiro mês, já deixamos de lado porque não tivemos resultados. Não conseguimos seguidores, não conseguimos clientes e isso tudo é uma perda de tempo. "Quer saber, deixa pra lá". E assim se vai uma ideia que poderia ser boa.


Uma coisa que todas as pessoas tem em comum, quando iniciam alguma coisa e que ignoramos constantemente é: começamos TODOS do zero! Isso mesmo!


Vou dar um exemplo bem básico:

Se você começa hoje um Instagram Fitness porque gosta do lifestyle da Pugliesi, saiba que a Pugliesi está neste mercado, no mínimo há 3 anos e acumula incríveis 12 mil fotos postadas.


Se quiser se comparar com ela, desça as 12mil fotos e veja as primeiras. Este será o seu ponto de comparação.


2) O mal do Imediatismo


Outra coisa que atrapalha muito a evolução de qualquer ideia ou projeto, é aquela vontade de ter o retorno rápido. Na verdade, o imediatismo é um mal de algumas gerações já, que esperam ter resultados muito rápido.

Sinto informar que nada vem de graça, e muito menos com pouco trabalho.


Nesta semana eu acompanhei uma Imersão do Joba, um cara que já faturou mais de R$1milhão utilizando o YouTube.

Uma das coisas mais incríveis para mim, foi que ele mostrou os gráficos de views nos seus vídeos, e os primeiros 6 meses, tinham, no máximo, 10 visualizações. Se ele tivesse parado e desistido nos primeiros 6 meses, ele não chegaria no resultado de hoje, ele não teria presenciado a virada de chave do seu negócio.


Não tem imediatismo quando se trata de negócios, ainda mais com uma grande quantidade de pessoas disputando a atenção das pessoas.


Mas a boa notícia é que é possível!

O início é sempre a pior parte


Não tem como, o início sempre vai ser a parte mais difícil. Já diziam: "A parte mais difícil de ser milionário é o primeiro milhão".


Em qualquer coisa que você faça, o início vai te sugar mais, pois ninguém nunca ouviu falar de você ou da sua empresa. E você tem que fazer com que as pessoas passem a saber de você.


É a mesma coisa que rolar uma bola de concreto: o difícil é fazer se movimentar, depois que pega velocidade, fica mais fácil.


E o mais importante que vai fazer TODA a diferença:


Compare-se SEMPRE COM VOCÊ DE ONTEM!


Cara, este é o maior segredo para quem está empreendendo um novo negócio, um projeto, ou qualquer coisa.


Eu comecei a tirar essa lição correndo. Estava correndo, me exercitando normalmente, num ritmo bom, até que um cara me ultrapassou. Ele estava de casaco, pois estava bem frio no dia.

Como eu sou um pouco competitivo, eu comecei a apertar o passo para tentar acompanhá-lo. Conforme fui acompanhando, comecei a ficar ofegante.. mas continuei acompanhando. Então chegou um momento em que ele tirou o casaco e eu pude ler na sua camisa: New York City Marathon. Po, eu estava tentando acompanhar, me comparando, a um cara que correu uma Maratona, sendo que eu mau corro 10km!

E foi neste momento que eu entendi.


Eu não posso me comparar com os outros. Eu não sei a situação de cada um. Eu não sei se aquilo é a vida da pessoa. Eu não sei a quanto tempo a pessoa faz aquilo. Eu simplesmente não sei.

Mas eu sei a MINHA situação. Sei do MEU TEMPO e DA MINHA CONDIÇÃO.

Então a batalha diária tem que ser para EU bater o meu EU de ontem, me aprimorar, pois EU sei os meus limites.


Parece bobo, mas no momento que você internaliza isso e realmente entende a diferença, tudo fica mais fácil e mais simples. Afinal, para ser melhor amanhã, só depende de você.


De agora em diante, busque se comparar menos com os outros. Ao invés disso, pegue referências. Faça seu trabalho por você mesmo e lembre-se: não existe imediatismo na criação de algo novo. É do zero, e o início é a parte mais difícil.

8 visualizações
Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.