Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.

  • Marcelo Dieguez

Por que as pessoas criativas nunca conseguem parar de criar?


Você já se perguntou por que que as pessoas que criam alguma coisa não consegue parar mais de criar? Seja uma empresa ou um negócio, depois de um tempo eles já estão expandindo, vendendo ou largando o negócio para abrir um outro.

Quando nos deparamos com isso costumamos dizer: "Nossa, ainda não está satisfeito? Já construiu um negócio, agora vai pegar o dinheiro e viver a vida!"

Mas ao invés de fazerem isso, eles começam a construir uma nova coisa, um novo empreendimento.

Por que?

Porque eles, estando no jogo, estão enxergando algo que nós, de fora, não fazemos nem ideia.


Hoje me peguei pensando nisto e cheguei a essa conclusão:


Isso acontece porque as pessoas que criam começam a enxergar e descobrir lacunas onde antes não imaginavam que pudessem existir.

Então conforme eles vão desbravando o seu negócio, que no momento é um terreno desconhecido, no processo de aprendizagem eles se deparam com oportunidade que não conheciam antes.


Para ilustrar isso, eu gostaria de dar dois exemplo, um micro e um macro.


O exemplo micro é este site. Isso mesmo, o De agora em diante.

Quando comecei, a vida era só post escrito. Conforme eu fui fazendo, fui aprendendo que poderia utilizar mais coisas para compor o site. Então, num primeiro momento eu coloquei o Instagram. Depois, buscando novas formas para trazer engajamento e levar o conteúdo de uma maneira melhor para as pessoas, eu comecei a fazer vídeos. Foi uma experiência muito bacana, principalmente após um feedback de um amigo, que disse que estava ESCUTANDO o vídeo e que estava muito bacana.


Este feedback me acendeu uma luz: "Por que não um Podcast?". Corri atrás para aprender sobre a produção de Podcast e coloquei no ar.

E na semana seguinte, para a minha surpresa, vieram me pedir indicação de livros, pois queriam entender mais do que eu estava falando. E dois dias depois, eu dei vida a Minha Estante Viva, uma parte no site onde coloquei, e continuarei colocando, todos os livros que foram transformadores na minha vida e me trouxeram muito conteúdo positivo.

Quanto mais você faz, mais você aprende que tem muito mais a ser feito, novas oportunidades!

O exemplo macro é fantástico!

Quando eu trabalhava na Stone, tive a oportunidade de conhecer Pedro e Henrique que, antes dos 20 anos, fundaram a Pagar.me, uma plataforma de pagamentos online.

Alguns anos depois, a empresa foi vendida para a Stone. Eles poderiam, sossegadamente, parar de empreender. Mas ao invés disso, eles abriram uma nova empresa que já foi avaliada em U$2 bilhões. Acaso? Não!


Como eles desbravaram e aprenderam muito sobre meios de pagamento, com certeza eles identificaram um gap, uma oportunidade e se lançaram em direção a um novo desafio.


Por que eu dei estes dois exemplos? Porque eu queria mostrar pra vocês que o caminho, independentemente do tamanho e importância, é o mesmo: Aprendizado gera conhecimento e um novo olhar para identificar oportunidades.

Você só vai descobrir novas possibilidades estando no campo de batalha, fazendo!


E você só entra no campo de batalha armado de duas coisas: Otimismo e assumindo sua Vulnerabilidade.


O Otimismo porque, como já vimos, nos mantém confiantes para enfrentarmos as adversidades que vão aparecer no caminho sem perder a energia e o foco.


A Vulnerabilidade porque é preciso de muita coragem para assumir o risco de encarar algo desconhecido que, no início, tem mais probabilidade de fracasso do que de sucesso.


De agora em diante, sabendo disso, faça mais! Ouse mais! Não espere ter todas as ideias pra dar o primeiro passo.

Quanto mais rápido você der o primeiro passo, assumir sua vulnerabilidade, mais você irá aprender e descobrir oportunidades que, na sua pequena imaginação perfeita, não existiam.


Um abraço, espero que tenham gostado e até a próxima, pessoal!


21 visualizações