Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

© 2020 by @marcelodieguez.

  • Marcelo Dieguez

Rotina: entenda porque ela é tão importante em nossas vidas.


Para uns, a palavra rotina pode significar uma coisa ruim, como por exemplo "mais do mesmo". Mas a verdade é que a rotina é muito importante e pode ser uma grande aliada ao seu desenvolvimento pessoal.


A definição de rotina é "caminho utilizado normalmente". Então, por definição, é algo que fazemos diariamente e de maneira constante.

No primeiro contato, pode parecer alguma coisa completamente entediante e chata, porém, veja a seguir porque que a rotina pode ser um divisor de águas para nossa produtividade.


Na ausência de uma rotina, quando se deixa o dia em aberto, é bastante provável que a última coisa que iremos fazer é o que realmente precisa ser feito. Isso ocorre porque nós não somos muito bons em fazer algo que não gostamos ou que não nos trazem um prazer imediato. Então entre sair para se exercitar e ficar no celular, se não tivermos uma rotina definida, definitivamente iremos ficar no celular.


O desenvolvimento de uma rotina também traz para nós o benefício de automatizar nossas decisões, pois sempre que paramos para pensar e escolher o que fazer, normalmente vamos para o caminho que dá menos trabalho e que muitas vezes é o menos importante, que não nos trazem nenhum resultado. Mas como criar uma rotina?


1) Defina um objetivo

Nada na vida funciona sem objetivo.

O que você gostaria de realizar ou de melhorar em sua vida? Ler mais, se tornar mais saudável?

É muito importante você definir o seu objetivo antes de fazer qualquer coisa coisa, pois é ele que irá guiá-lo para a construção de sua rotina. Quanto mais forte o objetivo, mais forte será sua motivação.


2) Prioridades

Com o objetivo definido, chegou a hora de priorizar atividades que irão fazer com que você crie seus novos hábitos e, assim, sua rotina.


Se eu defini que o meu objetivo será desenvolver minhas habilidades e capacidades, minha prioridade será ler livros, artigos, ver vídeos, cursos, etc.

Esqueça as distrações, aqui o importante é focar nas prioridades definidas.


3) Se Organize

Não adianta eu definir meu objetivo, minhas prioridade se eu não conseguir tempo para fazê-las. Para isso, é necessário se organizar para concluir e executar essas tarefas.

Aqui não tem espaço para desculpas e é onde a maioria das pessoas desistem, pois exige um pouco mais de energia e sacrifício.


Quando se tem um trabalho regular, você tem que cumprir horas, independente do que aconteça. Então para atingir seu objetivo, muitas vezes é necessário sacrificar alguma coisa que você goste para isso. Seja acordar mais cedo, sacrificar aquela conversa com os amigos, você tem que organizar o seu tempo e suas atividades. Lembre-se, prioridades!


4) Faça! Mesmo sem vontade

Eu me lembro que quando trabalhava em uma empresa, quando todos iam almoçar juntos, eu almoçava rápido e ia para uma sala ler um livro que iria me capacitar em um assunto específico.

Gostaria de sair para almoçar com o pessoal? Claro! Mas, naquele momento, eu tinha um objetivo.


Nenhuma rotina se faz do dia pra noite. Inclusive dizem que são necessários 20 dias para se criar um novo hábito. Em muitos momentos você vai pensar "só hoje", mas é este pensamento que estraga e sabota a criação de uma rotina eficaz. Este comportamento é natural, pois é uma coisa nova, que você (ainda) não gosta e não está confortável. Mas com o tempo, você irá se acostumar e até sentir falta quando não puder realizar tarefas da sua rotina.


A rotina pode trazer muitos benefícios para sua vida. Inclusive, ela está me ajudando muito. Hoje ao invés de pegar o meu celular de manhã, a primeira coisa que eu faço é ler artigos para melhorar meu conteúdo e me capacitar para escrever cada vez melhor e mais profundamente sobre os assuntos que eu tenho interesse.


Não negligencie a rotina. Quanto mais cedo você tiver uma rotina, mais produtivo você será, pois dará importância a coisas que realmente irão lhe trazer benefícios reais.